27 de out. de 2011

AS VANTAGENS NA ADOÇÃO DE UM CÃO ADULTO

O texto a seguir se propoe a desmistificar a idéia que muitos tem de que um animal adulto não se acostumaria a uma nova vida.
As pessoas costumam dizer que querem um filhote para acostumar com as pessoas da casa e essa idéia é um equívoco.

Adotar um cão adulto é muito melhor que adotar um filhote, pois:

1) O cão já vem “pronto”, ou seja, você sabe o que está levando para o seu convívio, diferentemente de um filhote. No adulto você já conhece seu tamanho e seu temperamento definitivos, evitando surpresas desagradáveis, como quando você compra um cão miniatura e ele vira de porte médio ou grande, ou ainda quando você pensa num companheiro para as crianças e ele se transforma num mordedor que não pode ser contrariado. Escolhendo um adulto você já sabe o seu tamanho, pois não irá crescer mais, e já sabe se ele é bom com as crianças, com outros animais, se é um latidor compulsivo, se sabe se comportar ao ficar sozinho, se é calmo ou agitado, enfim, você pode escolher de acordo com o seu esquema de vida e de família.

2) Normalmente os adultos jovens aprendem mais rapidamente que um filhote, mesmo que se pense o contrário. O filhote não lhe presta muita atenção e não tem tanta vontade assim de te agradar, até porque não consegue diferenciar muito bem o que te agrada e o que te desagrada. Já os adultos prestam bastante atenção em você, ficam te olhando o tempo todo, te adorando, e fazem de tudo para te agradar. O cão mais velho já está mais calmo, não é tão curioso, se concentra mais e aprende mais depressa - A propósito, a frase: "Não se ensina truques novos a um cão velho" é um total equívoco!

3) O cão mais velho já aprendeu muito bem o que significa a palavra "não!" e está mais disposto a obedecê-la.

4) O cão mais velho já está “treinado” para não sujar dentro de casa. Sabe bem o que é "dentro" e "fora" de casa. Isto é importante e muito desejável principalmente para quem não tem tempo, energia ou temperamento para ensinar a filhotes dispersivos.

5) Todo cão é, por excelência, muito dedicado ao dono, carinhoso e leal, mas os adultos, por tudo o que já passaram nas ruas ou nas mãos de donos ruins, desde que recebam carinho e atenção, ficam apaixonados por nós, nos dando muito mais carinho e atenção que um filhote, sabendo serem gratos pelo abrigo, comida e carinho que agora estão recebendo.

6) O cão mais velho já tem sua dentição formada e não irá roer nossas coisas favoritas como roupas, sapatos, móveis, tapetes e plantas.

7) O cão mais velho acostuma-se com os outros mais rapidamente, porque ele já aprendeu hierarquia e o que é necessário fazer para pertencer à "matilha" (humana e/ou canina) que já existir na casa.

8) O cão mais velho é um parceiro instantâneo, pronto para fazer programas como caminhadas, passeios, viagens, ou longas sestas na frente da tv, pois já aprendeu boas maneiras e obedece mais que um filhote.

9) O cão mais velho permite que você tenha mais tempo para si mesmo porque ele não demanda a atenção e a supervisão de um filhote, sabendo ficar sozinho, se necessário.

10) O cão mais velho permite que você desfrute de uma boa noite de sono, pois está mais acostumado com os horários e hábitos humanos, tem uma bexiga mais treinada e, normalmente, não precisa ser alimentado, ou acalentado no meio da noite.

11) O cão mais velho também adora longas sonecas e é capaz de, se acomodar confortavelmente, esperando tranqüilamente pela hora do passeio.

Enfim, se está pensando em adotar um animal, pense num adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário